No começo do mês eu fiz um post em que um dos tópicos falava sobre gerenciamento do nosso tempo. Ao fazer esse gerenciamento, acabamos por ter uma visão ampla com relação aos horários do dia e conseguimos nos focar naquilo que realmente é necessário e que nos torna produtivo.

Manter o foco no dia a dia nos ajuda a evitar cair em uma das zonas, como a de conforto ou procrastinação. Se você conseguir organizar o seu tempo e suas atividades diárias, certamente estará um passo mais próximo de realizar aquilo que deseja conquistar.

Eu selecionei 6 apps que podem ajudar você nessa tarefa de organizar o seu tempo e se manter focado. Alguns eu já testei, avalie qual o melhor para você e comece a administrar o seu dia de uma forma estratégica.

Agenda tradicional (testado e aprovado)

Todo smartphone já vem com um app de agenda nativo, então não há desculpas para não usá-la. A agenda é importante para você definir horários para suas atividades e ter uma visão ampla de como estão distribuídas as suas tarefas e atividades para aquele dia ou semana.

Outra questão importante, é ter noção de como você está gastando o seu tempo e em que tipo de atividade. Por exemplo, você passa mais tempo produzindo algo para o seu trabalho e que é importante para você alcançar um status maior na empresa, ou você passa maior parte do tempo em lazer? O que você faz nas suas horas vagas e de que forma essas atividades podem te tornar produtivo? Se for possível, separe suas atividades por categorias e defina cores diferentes para cada categoria. Aqui tem um vídeo bem legal de como organizar sua agenda: https://www.youtube.com/watch?v=tlr0So01xOw

A agenda é um método tradicional, mas que nos traz o entendimento de como administramos o nosso tempo e quantas horas gastamos para cada atividade. Quando usamos a do celular, fica muito mais fácil e prático, pois podemos acessar a qualquer horário e em qualquer local.

Evernote (testado e aprovado)

Eu acho que esse é o mais famoso. A ideia central do Evernote é você ter um local para fazer anotações rápidas, mas se souber utilizar o app é possível ter uma organização diária. Com esse aplicativo você encontra as funcionalidades de agenda, gravação de áudio e desenho.

Uma função bem bacana é a possibilidade de anexar documentos ou imagens em seus compromissos do dia a dia. Além disso, quando o app é instalado no smartphone, ele cria automaticamente um banco de dados direto no seu e-mail, então caso você necessite trocar o aparelho os seus dados estarão preservados.

O app conta com uma usabilidade bastante prática, possui a versão gratuita e paga. e está disponível para quase todos os sistemas de smartphone como IOS, Android, Windows Phone e Pc.

Wunderlist (testado e aprovado)

Esse app é muito interessante para quem precisa organizar as tarefas diárias. A função principal do aplicativo é criar listas rápidas e que nos ajuda a evitar o esquecimento daquilo que necessitamos fazer em uma determinada atividade.

Não funciona como uma agenda completa, mas uma agenda rápida de tarefas. Além das listas, você também pode criar agendamentos com lembretes e alarmes para não correr o risco de perder nenhum compromisso. É possível organizar quantas listas forem necessárias, pois não há limite.

O app é gratuito e também está disponível para diversas plataformas – iOS, Android, Windows Phone e PCs.

MyLifeOrganized (não testado)

O MLO tem uma proposta bem parecida do Wunderlist, criar listas rápidas para agilizar o seu dia a dia e cumprir com as suas tarefas.

O diferencial aqui é que no MLO é possível você destacar as principais atividades e priorizar algumas ações. O que poderia dificultar um pouco é que o app está disponível na versão em inglês e disponibiliza somente 45 dias de graça para Windows, Android e iOS.

Saindo da Zona - Organizar o seu tempo

Rescue Time (não testado)

Esse é um dos que eu achei mais legais para quem precisa melhorar a produtividade. Eu não testei, mas a proposta é boa! A função principal do app é mostrar onde você está desperdiçando o seu tempo, simples assim.

O app instala uma extensão em seu navegador e passa a monitorar todos os conteúdos que você acessa. A partir dessa análise, você começa a receber e-mails semanalmente com um feedback de onde você está desperdiçando seu tempo, e de que forma você pode mudar para melhorar sua performance.

Basicamente, ele é um gerenciador de tempo. Tem disponível a versão gratuita e paga, em inglês e está disponível apenas para PCs.

Trello (não testado)

O Trello é um app para organizar as suas atividades diárias, porém ele traz um diferencial. O aplicativo conta com uma espécie de funil de etapas para cada atividade inserida.

O funil é dividido entre ideias, a fazer, em andamento e realizados. Além disso, é possível criar cards dentro da plataforma e classificar como básico, intermediário ou avançado e definir prazos para realizar cada atividade. O app é bastante recomendado para quem precisa gerenciar um projeto.

O maior atrativo é que você pode cadastrar outras pessoas para compartilhar as etapas de seus projeto e criar permissões de edição para cada participante.

O app está disponível em português, para PCs, Android e iOS.

E você, usa algum aplicativo para organizar o seu tempo e que não está nessa lista? Compartilhe suas experiências deixando o seu comentário logo abaixo, será interessante conhecer novas opções. E não se esqueça de compartilhar essa lista com o seus amigos! 😉